A Matrix real


    Matrix é uma trilogia cinematográfica criada pelos irmãos Wachowsky, inicialmente em 1999. O tema central da trilogia é a luta do ser humano, no ano de 2200, para se livrar do domínio das máquinas que evoluíram sozinhas após a invenção da inteligência artificial. Nos filmes, a Matrix é um programa de realidade virtual inventado pelas máquinas para prender a mente dos seres humanos enquanto seus corpos ficam adormecidos. Deste modo as máquinas, conseguem tirar a energia humana para sustento próprio.
    Matrix se consagrou devido ao grande número de inovações gráficas em seus filmes e ao conteúdo pós-moderno exposto em seu roteiro. Elementos da ficção científica, animes, HQs, filosofia, religião, informática e a literatura cyberpunk são notóriamente vistos em seu conteúdo e evidentemente fazem parte de uma combinação perfeita que tornou a trilogia dos irmãos Wachowsky uma das melhores já produzidas na história do cinema.
    A convergência de vários meios de comunicação em um só aparelho é a maior inovação da humanidade e é explorada em todos os filmes da trilogia dos Wachowsky. Dentro de alguns meses (quanto menor a unidade de contagem, melhor) todos os computadores, televisões e celulares terão as mesmas funções. Isso obviamente aumentará nossa dependência por artigos eletrônicos e esse "vício" é um dos apelos expostos nesta trilogia.
    Nos filmes, a Matrix  serve para desligar os seres humanos da realidade e inserí-los num mundo virtual repleto de informações e facilidades que é uma versão muito aperfeiçoada da internet e dos games de simulação atuais. A grande questão que deve ser levantada agora é: "estamos vivendo na Matrix?"
    A "Matrix" fictícia é perfeita como o nosso mundo real e a cada dia que passa as produtoras de games têm se aperfeiçoado para criar um universo digital para que acessemos de nossos computadores.
    Os exemplos mais próximos da "Matrix" são os games da série The Sims e o Second Life. Ambos foram minuciosamente produzidos para que seus personagens ajam o mais humanamente possível, conosco controlando-os do outro lado do monitor. A diferença entre eles é que o Second Life foi produzido para ser jogado online de modo com que vários jogadores interajam entre si e em tempo real.
    Todos os dias, milhares de pessoas voltam para casa e se sentam na frente do computador para viver outra vida que é controlada de acordo com os sonhos de cada um. Podemos começar do zero no jogo e subir para o nível mais elevado de sucesso profissional ou pessoal. Pronto! Temos a receita perfeita para que as pessoas desiludidas com suas vidas, ou fracas para lutar, fiquem horas e horas em seus computadores criando uma vida perfeita.
    O Second Life e outros softwares exercem exatamente a função da "Matrix". Todos nos prendem, nos distraem e nos tornam dependentes de seu uso diário e preferencialmente excessivo. 
    E isso não se aplica apenas a esses games, temos uma "Matrix" no Orkut, no MSN e em vários outros aplicativos e sites de relacionamento.
    Esta "Matrix real" pode ser vista pelo simples fato de que uma pessoa frustrada na vida real, pode muito bem ficar famosa do dia para a noite na internet publicando fotos, textos ou qualquer outra coisa que chame a atenção de outros internautas. Daí pra frente, é simples... Estas pessoas ficarão horas e horas ligadas em seus PCS, fazendo de tudo para mostrar para o mundo o quanto merecem ser valorizadas e o quanto são perfeitas. Pronto, mais uma vez caem na Matrix da vida real, a internet.
    É necessário que tenhamos atenção quanto ao vício que a internet pode nos causar, pois vivemos numa época em que nos tornamos escravos da tecnologia cada vez mais rápido. E a cada dia que passa, a internet e seu uso descontrolado engolem mais jovens para um universo fictício de conquistas fáceis e impalpáveis.
 
 
Por: Marina Bellini